O Fluminense virou o Paulo Maluf da vez. Estranho os os torcedores dos outros 3 times do Rio serem agora os bastiões da ética. Não custaria perguntar onde estavam tais torcedores, em 1 passado recente, quando Eurico Miranda mandava & desmandava no futebol carioca, ou quando o Botafogo foi favorecido pelo Gama em 1999 ou então quando o Flamengo teve um goleiro assassino chamado Bruno? Falo sobre um passado recente porque, para o bem ou para o mal, o brasileiro é um desmemoriado mesmo, então nem adianta falar sobre os anos 80. Como prova desta falta de memória do brasileiro, vivo perto de onde Machado de Assis morava & o lugar hoje é uma ex-pizzaria e agora uma espécie de bistrô; de memória de Machado mesmo só 1 placa desbotada. Também, perto dali, no Cosme Velho, está a casa em que Cecília Meireles morou quase a vida inteira; a cas resiste quase descascando & sem qualquer referência à poeta que não gostava de ser chamada de “poetisa”, já que “poeta” seria, para ela, um termo universal e sem gêneros. Enfim, a antropologia mostra que toda sociedade precisa de um Judas simbólico para “malhar”. Por exemplo, Lévi-Strauss descreve no texto “O suplício do Papai Noel” como em uma cidade do interior francês, Dijon, 1951, um grupo de padres promovem o suplício & o enforcamento em praça pública de um boneco do “bom” velhinho vestido de vermelho a representar o vil materialismo estadounidense. O ensaio gira em torno da matriz arcaica da figura do Papai Noel, atualizada e americanizada pelo Ocidente. O Fluminense virou a bola da vez & a ética a palavra da moda de um país em que ainda pulsa uma lógica portuguesa de capitanias hereditárias. Agora, em 2013/2014 o pais & seus cidadãos resolveram denominar-se bastiões da ética. (Ainda que o Fluminense só tenha sido beneficiado indiretamente pelo erro primário da Portuguesa; o maior beneficiado foi o Flamengo porque cometeu o mesmo erro primário & so não caiu porque a Portuguesa também o cometeu. Se o Fluminense quisesse, por fidalguia, devolver 1 ponto à Portuguesa, quem seria rebaixado seria o Flamengo. Mas falando sério, a lei so foi cumprida, foi só isso que aconteceu. Seria fora da lei voltar atrás de um documento assinado por todos os clubes & desrespeitado por apenas 2 times durante o campeonato inteiro ao escalarem seus jogadores irregulares. Enquanto tricolor, não vejo nada a comemorar no ano de 2013, a não ser a volta do nosso ídolo Conca.). Engraçado mesmo é quase ninguém comentar sobre o absurdo que é a Arena Corinthians, estádio dado literalmente de presente pelo presidente Lula ao seu time de coração. Também quase nada falamos sobre o superfaturamento vergonhoso do Maracanã, que custaria aproximadamente 200 milhões de reais e que custou, na verdade, até agora, 1 bilhão de reais e 12 milhões, isso é ético? Se tivessem demolido o estádio, como fizeram em Wembley, a “arena” Maracanã teria saído deveras mais barata.
Também não custa pensar em que tipo de futebol estamos defendendo num Maracanã sem “Geral” & com ingressos a mais de 100 reais. Mais de 100 reais num ingresso não representa em nada o preço de entrada para um esporte dito popular num pais em que o salário mínimo em 678 reais. Outro dia conversando com meu cabeleira botafoguense ele soltou 1 piada: “Com o ingresso a cem reais até a torcida do Flamengo é educadíssima agora no Maracanã”. Tal piada tem sim 1 fundo de verdade, afinal, quem a não ser 1 elite que tem dinheiro “sobrando” para gastar com o entreternimento futebolístico. Estamos transformando o futebol em 1 esporte de elite e em 1 tipo exclusivo de entretenimento. Para a cabeça dos especuladores & defensores de nosso capitalismo selvagem, nada mais normal que o lugar do pobre seja mesmo fora dos estádios, no máximo assistindo os jogos pela televisão “pública” de 1 bar. (eu definitivamente contesto tal opinião, já que sou de uma época ainda de Geral no Maracanã em que o preço era apenas 1 real!).
Sobre ironias, piadas & paródias, o “certo” agora é tacar pedras em cada um dos torcedores tricolores. O caráter mais lúdico do futebol está se transformando em um depósito para todas nossas mágoas, ressentimentos e de toda nossa animalidade. Apedrejem o Fluminense hoje, que no futuro outro time fará o papel de Judas no futebol brasileiro; façam já suas apostas em qual será o próximo a ser apedrejado.
(Sempre fomos bastiões da ética. Aqui, tentando colocar alguns pingos nos is, para quem quiser relembrar factualmente um pouco do que aconteceu nos anos 80:
1981: Palmeiras saiu da segunda para a primeira divisão no mesmo ano.
1983: Vasco, Santos & Guarani não se classificaram para o Campeonato Brasileiro de 1984 & entraram pela “janela”.
1986: Santos em penúltimo em 86, foi salvo pela Copa União em 1987, assim como o Botafogo.
1987-Flamengo & Internacional descumpriram o regulamento & deveriam ser rebaixados por isso, como foi o Coritiba em 1989.
1992-O Grèmio ficou em oitavo na segunda divisão (seria rebaixado para a terceira), e o que fez a CBF? Mudou o regulamento para subirem 8 times e assim o Grêmio foi beneficiado.
(Entramos nos anos 90, época deveras remota para os desmemoriados)
1993- Botafogo & Atlético MG ficaram nas últimas posições, mas não foram rebaixados.
1996- A virada de mesa que salvou de tabela o Fluminense & o Bragantino (este, time do ex-presidente da CBF, Nabi Abi Chedid). Na verdade o que aconteceu foi 1 composição entre a CBF & o clube dos 13 para salvar Corinthians & Atlético PR, envolvidos em um escândalo de arbitragem.
1999- A Copa João Havelange foi criada em 2000 para salvar o São Paulo (que escalou Sandro Hiroshi irregular), Botafogo & Internacional foram os clubes que fugiram do descenso pelo tapetão. Em tal ano não houve disputas da série A, B ou C; houve 1 torneio só com todas as divisões, divididas em módulos, classificados pelo ranking. O Fluminense ganhou a série C de 1999 e estava com a tabela pronta na série B em 2000 e, voltou à série A por mérito, por ter sido um dos melhores classificados na João Havelange em 2000, tal qual o São Caetano que veio do módulo amarelo).
2000- Corinthians termina a João Havelange em penúltimo, mas também não foi rebaixado.......
(Todos os fatos podem ser questionados, não sou o único dono da verdade,no entanto, esta lista aqui mostra que não é de hoje que nosso futebol é resolvido fora de campo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário